Sobre a Pompeia

bairro da Pompeia

Vila Pompeia, também conhecido simplesmente por Pompeia, é um bairro da cidade de São Paulo, localizado entre os distritos de Perdizes e Lapa.

História

Por volta de 1910 surgia um novo loteamento dividindo as chácaras em um bairro. O empreendedor Rodolpho Miranda, dono da Companhia Urbana e Predial, resolveu homenagear sua esposa Aretusa Pompeia, batizando o novo bairro como o nome de Vila Pompeia.

Rapidamente imigrantes atraídos pelas centenas de indústrias que apareciam na região adquiriam lotes para fixar residência. Italianos, portugueses, espanhóis e húngaros trabalhavam como operários nas fábricas. A região teve grande crescimento com a chegada dos padres Camilianos. O bairro berço da escola de samba Águia de Ouro destacava-se pela presença de vilas de sobradinhos.

No final da década de 1960 e começo de 1970, o bairro foi berço de bandas importantes no cenário brasileiro como Tutti-Frutti, Os Mutantes e Made in Brazil

Atualidade

O antigo Bairro Pompeia de classe-média apresenta acentuada mudança socioeconômica, trazida pelo lançamento de edifícios de alto-padrão e a construção do Bourbon Shopping Pompeia. A região chamada no meio imobiliário de "Nova Perdizes" valoriza-se cada vez mais aproximando-se dos valores do tradicional bairro nobre vizinho, devido ao esgotamento de terrenos utilizáveis do mesmo.

Apresenta um complexo cultural, o SESC Pompeia, portador de teatros, quadras esportivas, piscina, dentre outras áreas de lazer, além do Bourbon Shopping Pompeia e do Shopping Pompeia Nobre, onde encontram-se o teatro Bradesco e o teatro Plinio Marcos respectivamente. No bairro funciona o curso de Ivaldo Bertazzo, direcionado a cursos de expressão corporal e dança e que apresenta anualmente o espetáculo intitulado de Cidadão Dançante. O bairro também fica próximo da Arena Allianz, o estádio da sociedade esportiva palmeiras. Além, de ficar à 20 minutos de carro do Mercado Pinheiros SP

Os maiores problemas enfrentados por seus habitantes são o trânsito caótico e alagamentos constantes em suas avenidas, acentuados pela verticalização e pela falta de investimentos em infraestrutura.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Pompeia na cidade de SP.

Blog do Guia do Bairro Pompeia

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por e-mail
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Oeste

Vila Romana, Sumaré, Perdizes, Água Branca e Lapa.

Dados Principais sobre Pompeia

População -
IDH -
Subprefeitura Lapa
Região Administrativa Oeste
Área Geográfica Centro Expandido

Vídeo sobre o bairro da Pompeia
Veja mais vídeos sobre o Bairro de Pompeia

Mapa Pompeia - Ver outros: Mapa Bairros de São Paulo

 

Moradores ilustres da Pompeia

 

   

  Sobre o EncontraPompeia
Fale com EncontraPompeia
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Pompeia no Facebook siga o Encontra Pompeia no Twitter Encontra Pompeia no Google+


Termos EncontraPompeia | Privacidade EncontraPompeia