Exposição no Sesc Pompeia aproxima o trabalho de arquitetos e artistas
quarta-feira, 23 de maio de 2012Será realizada no Sesc Pompeia, em São Paulo, entre os dias 24 de maio e 5 de agosto, a exposição Território de Contato, que vai explorar as formas de inventar e habitar mundos revelados no encontro de obras de arquitetos e artistas brasileiros contemporâneos. Com curadoria dos arquitetos Marta Bogéa e Abílio Guerra, a exposição será organizada em três módulos: “Brasil Arquitetura e Cao Guimarães”, de 24 de maio a 10 de junho; “Marcos Acayaba e Nicolás Robbio”, de 21 de junho a 8 de julho; e “MMBB e Gisela Motta & Leandro Lima”, de 19 de julho a 5 de agosto.
Cada módulo expositivo desta exposição terá projetos do arquiteto revelados através de maquetes, desenhos e fotografias e de obras dos artistas. A ideia é analisar a forma como os convidados observam e se relacionam com o espaço a partir das particularidades e da poética de cada uma dessas linguagens.
A proposta de discussão vai ganhar voz a partir da realização de rodadas de debates, permitindo que um mediador de outra especialidade suscite e aprofunde as questões subjacentes aos trabalhos expostos, e também seu diálogo, através de mesas de discussão transdisciplinar a serem realizadas após a abertura de cada um dos módulos.
O artista mineiro Cao Guimarães (1965) vai expor fotografias das séries Campo Cego (2008) e Espantalhos (2008-09) e os vídeos Coletivo (3′, P&B, 2002), Sin Peso (7′, Cor, 2006) e Acidente (72′, Cor, 2006), além de um vídeo inédito feito para Território de Contato (2012).
O escritório Brasil Arquitetura, dirigido por Francisco de Paiva Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz, por sua vez, trará ao público maquetes de casas, cadernos com registros de projetos, imagens da reestruturação de moinhos no sul do país, projetos institucionais como a Praça das Artes, que serão apresentados através de slides e de vídeos em LCD, além de grandes painéis de adesivo vinílico onde os arquitetos perfilam outros projetos e também suas referências vernáculas.
No dia 24 de maio, quinta-feira, às 20 horas, Cao Guimarães e os arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci conversarão com o público sobre a exposição. Já no dia 25 de maio, sexta-feira, às 20 horas, ocorrerá uma mesa de debate com Moacir dos Anjos (crítica e curadoria), Willi Bolle (literatura e teatro) e Renato Anelli (arquitetura).Para o módulo 2, com exibição de obras do artista Nicolás Robbio e do arquiteto Marcos Acayaba, estão previstas conversas no dia da abertura, 21 de junho. No dia 28, será realizada mesa-redonda com Agnaldo Farias (crítica e curadoria), José Miguel Wisnik (música) e Luís Antônio Jorge (arquitetura).
O módulo 3 exibirá a produção do escritório de arquitetura MMBB e da dupla de artistas Gisela Motta e Leandro Lima a partir do dia 19 de julho, e contará com conversa com os artistas e arquitetos no dia da abertura. A mesa-redonda, por sua vez, será realizada no dia 2 de agosto com Eder Chiodetto (fotografia) e José Lira (arquitetura).
A exposição contará com uma equipe de educadores para realizar visitas com grupos agendados. A entrada é gratuita.
Serviço:
Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo
Data: 24 de maio a 5 de agosto
Mais informações: (11) 3871 7700 ou pelo site sescsp.org.br
Fonte: PINIweb
Mais notícias sobre a Pompeia:
- Irmãos Villas-Bôas são tema de exposição na Pompeia
- Exposição no Sesc Pompeia mostra a arte do Pará
- Sesc Pompeia apresente mostra Los Grumildos
- Pompeia: Para refletir sobre o tempo, bailarinos ficam de cabeça para baixo até cair
- Pompeia: exposição retrata cotidiano de parteiras tradicionais da floresta amazônica