A Mundana Companhia e o diretor Adolf Shapiro encenam obras da literatura russa, Pais e Filhos no Sesc Pompeia
sexta-feira, 28 de setembro de 2012O SESC São Paulo, o SESC Pompeia e a Mundana Companhia trazem ao Brasil o encenador russo Adolf Shapiro para a montagem do espetáculo Pais e Filhos, adaptação do romance homônimo de Ivan Turguêniev ao Teatro do SESC Pompeia.
O romance Pais e Filhos é considerado uma das obras mestras da ficção, publicada originalmente em 1862, época de grande perturbação social e política no país. Ao adaptar o livro de Turguêniev para o teatro, Shapiro (encenador-pedagogo, aluno e discípulo de Maria Knébel, que trabalhou diretamente com Constantin Stanislavski) e a mundana companhia atualizam a importante e controversa obra de um dos grandes escritores russos do século XIX e contemporâneo de Fiódor Dostoiévski.
A trama gira em torno do protagonista Bazárov, jovem médico, um niilista declarado, incapaz de acreditar em qualquer coisa que não seja mensurável pelas ciências naturais. Bazárov é um intelectual materialista, que nega o amor, a arte, a religião e a tradição.
Junto com o amigo e seguidor Arkádi, Bazárov viaja pelo interior da Rússia para passar as férias da primavera em família. Nesse deslocamento, os dois encontram-se diante de caminhos a escolher, e começam a travar um embate de ideias, causando conflito entre pessoas diferentes.
A descrença de Bazárov vai deixando rastros por cada lugar em que passa, tocando cada indivíduo que a dupla encontra pelo caminho. A frieza de seu pensamento e a ironia que destila desmonta as estruturas sociais atingindo os costumes e valores da aristocracia rural. Não escapam ao confronto os parentes de Arkádi (seu pai Nikolai e o tio Pável) e de Bazárov (o pai Vassíli e a mãe Arina).
Em suas andanças, os jovens conhecem também Kúkshina, o protótipo da mulher falsamente emancipada; Sítnikov o patético discípulo niilista; Feniêtchka, a camponesa ingênua e crédula; Kátia, a jovem pronta para o amor, e sua irmã Odíntsova, cuja beleza e frieza de sentimentos ameaçam a descrença nas paixões apregoada por Bazárov.
Diante da fragilidade humana, revelada pela potência do amor, os jovens percebem-se incapazes de encontrar apoio nas ciências naturais. As divergências em torno dos sentimentos motivam o gradual afastamento entre o médico Bazárov e seu fiel escudeiro Arkádi.
Informações
Local: Sesc Pompeia
End: Rua Clélia, 93
Datas: 28 de setembro até 11 de novembro de 2012
Horários: sextas e sábados, às 21h | Domingos e feriados, às 19h | Quintas (18/10, às 16h e 21h, e 25/10 e 01 e 08/11, às 21h).
Telefone: 3871-7700
Não possui estacionamento.
São Paulo – SP
$ Preço: de R$ 5,00 a R$ 20,00
Fonte: Filtrocultural.com.br