Sesc Pompeia recebe espetáculo Cantata para um Bastidor de Utopias
quinta-feira, 1 de agosto de 2013A Cia. do Tijolo leva para o palco do Sesc Pompeia, transformada em cantata – composição lírica musicada – uma versão de Mariana Pineda, peça do dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca (1898-1936). Escrita em 1925, narra a trajetória da heroína andaluza que desafiou a monarquia absolutista da Espanha do século XIX, ao apoiar o movimento liberal, e foi executada quando tinha 26 anos de idade. A primeira montagem da peça, em Barcelona, contou com concepção cênica e figurinos do pintor Salvador Dalí.
Em Cantata para um Bastidor de Utopias, os diretores Rogério Tarifa e Rodrigo Mercadante combinam as narrativas sobre Mariana com trechos da biografia do próprio Garcia Lorca, executado em razão de suas ideias socialistas e de sua homossexualidade por nacionalistas durante a Guerra Civil Espanhola, no início do século XX. A trilha sonora original e as composições têm a assinatura do músico Jonathan Silva, que se inspirou na mistura de ritmos brasileiros e do cancioneiro tradicional da Andaluzia, em poemas de Lorca e nas improvisações dos intérpretes da companhia. William Guedes responde pela direção musical. A atriz e cantora Lilian de Lima interpreta Mariana Pineda, ao passo que Mercadante, também ator, faz o papel do artista espanhol.
Organizado em quatro atos, o espetáculo fala de opressão e utopia – traz flagrantes da Guerra Civil Espanhola, mas também de outros momentos em que o autoritarismo se faz presente na história, como na ditadura militar brasileira, entre outros temas. Completam o elenco os atores Dinho Lima Flor, Fabiana Vasconcelos Barbosa, Karen Menatti, Thais Pimpão e Rogério Tarifa. Também ficam em cena os músicos Aloisio Oliver, Mauricio Damasceno e Thiago França, além do próprio Jonathan Silva.
O que você precisa saber:
O que: CANTATA PARA UM BASTIDOR DE UTOPIAS
Quando: Até 8/9, qui. a sáb 20h; dom. e feriados às 19h (de 15 a 18/8 não haverá espetáculo)
Local: Sesc Pompeia – Teatro
Endereço: R. Clélia, 93, Pompeia
Informações: 3871-7700.
Gênero: musical
Duração: 120 min.
Classificação: 14 anos.
Ingressos: R$ 4 (trabalhador no comércio ou de serviço matriculado).
Crédito: Diners/ Mastercard/ Visa.
Débito: Maestro/ Mastercard/ Redeshop/ Visa Electron.
Onde comprar: na bilheteria do Sesc Pompeia (ter. a sáb. 9 h/21h; dom. e fer. 9h/19h) ou em qualquer unidade do Sesc.
Fonte: Revista Época
Mais notícias sobre a Pompeia:
- Punk rock com a banda pernambucana Devotos no Sesc Pompeia
- MC's Rashid e Lurdez da Luz tocam junto com uma orquestra no SESC Pompeia
- Fabiana Cozza e Banda Mantiqueira realizam apresentações no Sesc Pompeia
- Lee Ranaldo, do Sonic Youth, mostra disco solo na Pompeia
- Confira programação do Sesc Pompeia durante a Virada Cultural 2013