• página inicial|
  • notícias Pompeia|
  • busca|
  • sobre Pompeia|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias do bairro Pompeia
siga-nos:
Blog da Pompeia
Encontra Pompeia no Google+
siga o Encontra Pompeia no Twitter
siga o Encontra Pompeia no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y

Movimento quer separar Perdizes e Pompeia da Lapa

segunda-feira, 15 de agosto de 2011


Ventos separatistas sopram na zona oeste da capital paulista. Moradores da Pompeia e de Perdizes, hoje submetidos à Subprefeitura da Lapa, querem declarar sua independência e criar a Subprefeitura da Pompeia. Eles reclamam que são discriminados pela atual administração regional e ressaltam que seus bairros têm riqueza e problemas suficientes para ganhar gerente próprio.

A Subprefeitura da Lapa administra uma faixa que vai desde o bairro do Jaguaré, na margem oeste do Rio Pinheiros, no limite com Osasco, até Santa Cecília, na região central de São Paulo. São 40 km² de área e 255 mil moradores.

Para o Movimento Pompeia Independente (MPI), é demais. “Do jeito que está, a sub da Lapa abraça tudo e não resolve nada. Precisamos de um administrador para a nossa região, voltado aos nossos problemas, que não são poucos”, afirma o advogado e contador Antonio D”Agosto, de 48 anos, que encabeça o movimento. Ele acusa a administração da Lapa de não tratar os bairros com a mesma atenção. “Quando você solicita algum serviço e diz que é da Pompeia, fica relegado a segundo plano.”

Joyce Pedroso, costureira de 25 anos, também acusa os funcionários da administração local de “preconceito” em relação aos moradores da Pompeia. “Eles acham que todo mundo que mora na Pompeia tem dinheiro e pode se virar sozinho. Mas não é assim, todo mundo tem de ser atendido igual.” Procurada, a Subprefeitura da Lapa negou, por meio de sua assessoria, discriminar moradores e afirma que atua igualmente em todos os distritos.

D”Agosto distribui panfletos do MPI no comércio local e vai às feiras livres para divulgar a ideia no corpo a corpo – em seis meses, diz ter reunido cerca de 3 mil apoiadores. A proposta é aglutinar Água Branca, Pompeia, Perdizes e Sumaré, hoje pertencentes à Subprefeitura da Lapa, e o Sumarezinho, atualmente na Subprefeitura de Pinheiros. “Faltam poda de árvores e coleta de lixo, a reurbanização da Água Branca não sai do papel e vivemos com problemas de enchentes”, reclama, lembrando que a região tem shoppings, empresas, hospitais e universidades e traz grande arrecadação para a Prefeitura.

Ele ressalta que faltam funcionários e veículos na Subprefeitura da Lapa para atender a todos e uma maior descentralização administrativa poderia ajudar a resolver o problema.

Mas a proposta não tem unanimidade nem entre especialistas. O urbanista e ex-vereador Nabil Bonduki acredita que, mais importante do que abrir novas subprefeituras, é fazer as atuais funcionarem. “A Subprefeitura da Lapa é uma das mais estruturadas da cidade. Na periferia, por exemplo, elas são muito mais carentes e há mais demandas por requalificação urbana”, diz o ex-vereador, que destaca a necessidade de repensar o modelo. “As subs surgiram em 2002, na perspectiva de descentralizar os serviços públicos, mas perderam a função original.”

Nova configuração. A Subprefeitura da Pompeia proposta pelo MPI cuidaria de cerca de 10 km² e pouco mais de 100 mil moradores. Seria a menor da cidade – desbancando a do Jabaquara, com 14 km² – e a menos populosa, posto ocupado hoje por Perus, com 148 mil habitantes.

Fonte: O Estado de S. Paulo



Mais notícias sobre a Pompeia:

  • Sesc Pompeia recebe XII Encontro Internacional de Harmônica
  • Cantor Wado se apresenta no Sesc Pompeia
  • Ladrões assaltam joalheria em shopping na Pompeia
  • Chico César, Banda de Pífanos de Caruaru e Dj Dolores se apresentam no Sesc Pompeia
  • O espetáculo Hermanoteu na Terra de Godah faz quatro apresentações na Pompeia

Esta notícia foi publicada em segunda-feira, 15 de agosto de 2011 a 16:22 na categoria Notícias Pompeia.



Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    0
    15
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o Blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Conheça o novo site de Classificados da Pompeia
    • Prata da Casa apresenta, na Pompeia, uma seleção dos shows de 2013
    • Pré-Carnaval na Pompeia vai agitar as ruas do bairro
    • Chris Murray e Orquestra Brasileira de Música Jamaicana fazem show na Pompeia
    • SESC Pompeia recebe instalação 100 Lugares Para Dançar
    • Projetonave recebe Dexter e outros rappers em show no Sesc Pompeia
    • Jorge Ben Jor alega virose e cancela apresentações no Sesc Pompeia
    • Jorge Ben Jor e Los Sebosos Postizos fazem show inédito na Pompeia
    • Diáspora Ensemble: Grupo de música contemporânea traz elementos do Jazz e música brasileira ao Sesc Pompeia
    • Exposição São Paulo Ilustrada é atração na Pompeia
  • Categorias

    • Empregos Pompeia (3)
    • Eventos Pompeia (24)
    • Exposição Pompeia (6)
    • Mostras Pompeia (1)
    • Notícias Pompeia (155)
    • Serviços Pompeia (7)
    • Shows Pompeia (52)
    • Teatro Pompeia (18)
    • Trânsito Pompeia (1)
    • Vagas de Emprego Pompeia (1)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias do bairro Pompeia
Termos do Serviço | Política de Privacidade